quarta-feira, 25 de maio de 2011

Perspectiva


      Uma história muito famosa que mostra tão bem o quanto é importante saber mudar de perspectiva na hora certa...

     Era-se uma vez uma jovem cuja mente era muito rápida. Seu pai devia muito dinheiro a um agiota sem escrúpulos e não tinha como pagar. Chamado para negociar, o agiota ofereceu de cancelar a dívida se pai e filha aceitassem uma aposta: Uma pedrinha preta e uma pedrinha branca seriam retiradas de uma sacola e colocadas na sua mão. A filha escolheria uma ao acaso. Se ela pegasse a pedrinha branca a dívida seria cancelada mas se ela pegasse a pedrinha preta, teria que casar-se com ele.
     O agiota pegou as duas pedras e estendeu a mão para que ela possa escolher...A moça, muito esperta, havia percebido que, na mão fechada, ele havia colocado duas pedras pretas.
     O dilema era assustador. Se ela revelasse que o agiota era trapaceiro ele, com certeza, mandaria o pai para a cadeia por não pagar a dívida mas se ela pegasse uma das duas pedras pretas teria que se casar com este homem diabólico. 
     O que fazer?
     A mente dela era rápida. Ela pegou uma pedrinha e, sem que ninguém possa vê-la, fingindo nervosismo, a deixou cair no meio das outras.
 - Agora não vai dar para saber qual pedra você escolheu!” disse o agiota furioso.
 - "Sim, claro que vai... pois minha escolha foi necessariamente a pedra que não estiver mais na sua mão."
      O agiota abriu a mão. A pedra que sobrava era preta, a escolhida, portanto, só podia ter sido a branca... a dívida foi cancelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário