segunda-feira, 9 de maio de 2011

O espírito da escada

Amigos,

Assisti recentemente a uma conferência durante a qual aconteceu um momento muito desagradável: Uma professora, na platéia, fez uma pergunta, procurando saber como podia orientar seu alunos sobre livros a serem lidos. Por sua vez, ela se viu perguntada pela conferencista sobre qual livro estava lendo no momento. A professora respondeu e se viu ridicularizada por estar lendo um dos livros da moda (não importa qual).
Aquilo foi tão desagradável que depois de alguns minutos a professora foi embora.

Me arrependo muito de não ter defendido na hora o direito de essa pessoa ler o que ela queria. Em francês, chamamos isso de "Espírito da escada" (você realiza o que devia ter dito ou feito, uma vez na escada, já deixando o lugar...).

Não conheço essa professora mas conheço muitas outras (e alguns outros...), que batalham todos os dias para levar seus alunos a pegar um livro e ler. Ao fazer uma pergunta naquele dia, esta procurava ajuda para realizar essa tarefa e, o que aconteceu foi, com certeza, um dos piores exemplos do que pode ser feito para incentivar a leitura.

A você, professora desconhecida, quero dedicar os "Dez direitos imprescriptíveis do leitor" de Daniel Pennac no seu livro "Como um romance" que norteiam até hoje meu modo de pensar sobre leitura. Espero que lhe ajudem na sua sala de aula.

1-   O direito de não ler
2-  O direito de pular páginas
3-  O direito de não terminar um livro.
4-  O direito de não reler.
5-  O direito de ler qualquer coisa
6-  O direito ao bovarismo (doença textualmente transmissível)
7-  O direito de ler em qualquer lugar
8-  O direito de ler um frase aqui e outra ali.
9-  O direito de ler em voz alta.
10- O direito de calar.



Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1997. Tradução de Leny Werneck

3 comentários:

  1. Querido amigo:

    Acho que agora eu também serei adepto desses dez mandamentos...
    Mas gostaria de estender a discussão sobre leitura, lembrando que ela não acontece apenas no nível dos textos escritos.
    A semiótica nos revela o alto potencial significativo das imagens e, acredito, urge uma educação visual nas escolas. Acho que esses dez mandamentos também poderiam contribuir nisso.
    Pensando bem, acrescentaria mais dois mandamentos:
    11 - O direito em ter acesso a conteúdos imprescindíveis;
    12 - O direito de possuir mediadores que possam potencializar a reflexão sobre os conteúdos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extraordinário! ! Quanto mais eu leio seu blog, mais me encanto! !!

      Excluir
  2. Extraordinário! ! Quanto mais eu leio seu blog, mais me encanto! !!

    ResponderExcluir