terça-feira, 24 de maio de 2011

Mudar de perspectiva

Existe um número famoso entre os mágicos: O boneco Voodoo.
Um bonequinho é colocado deitado na mão e este começa a se levantar sozinho.
Eu detestava esse número. Sim, o detestava porque sempre que o via apresentado, o mágico, com ar muito sério, começava a invocar seus poderes para fazer o bonequinho se levantar... eu achava isso ridículo.
Um dia, meu irmão escolhido David Medina, grande mágico, entre muitas outras coisas, me pediu para fabricar um boneco “Voodoo”.
- Vais querer fazer este número? Mas ele é muito ruim, não tem nada a ver contigo, falei.
- Tem outras formas de apresentá-lo, vou fazer sim, me respondeu o amigo.
Fabriquei então um boneco e, como não ficou muito bom, fiz um segundo. Este, de melhor qualidade, podia ser dado ao amigo e o primeiro, ficou comigo.Comecei a mostrá-lo ao público (sem fazer o número é claro) e as pessoas me diziam: 
- “Olha só, que espantalho bonito!”
Espantalho? Eu nunca havia visto um espantalho! Isto não passava de um boneco Voodoo, ridículo...
Quando percebi que fazia sentido para as pessoas, o número começou a me interessar e comecei a entender o ponto de vista do amigo: Claro, podia ser apresentado de forma diferente! Podia fazer sentido, podia ser mágico mesmo!
Rapidamente, uma história nasceu  (“O Espantalho e a Passarinha”, pode vê-la no seguinte link: http://youtu.be/L817i-i1b5Q ) e rapidamente o número se tornou um dos meus preferidos.
O Espantalho apresentado na maravilhosa 
Feira do livro de Lindolfo Collor - Foto Adair Mahle

Gosto de dizer que a mágica fala e que temos que saber escutá-la. Durante anos eu não soube escutar o que ela estava me dizendo com este número por não conseguir mudar meu ponto de vista, por não enxergar o espantalho escondido atrás do "boneco voodoo". 
São muitos os exemplos onde uma mudança de perspectiva veio mudar nosso destino. Este será o tema da história que postarei em breve aqui. 
Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário